Quer saber como funciona a aposentadoria para o Mei.

Vamos lá, quem é classificado como MEI?

Para ser classificado como MEI, o faturamento anual não pode superar R$ 81.000 por ano. E um detalhe importante e que não é permitido ter participação em outra empresa como sócio ou titular, e tambem não pode atuar como servidor público. Tambem é permitido ter um funcionário contratado, que receberá um salário mínimo ou o piso da categoria.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

MEI tem direito à aposentadoria por idade?

Sim, mas a idade depende do sexo. Para as mulheres, a aposentadoria é para as que chegam aos seus 60 anos de idade. Já para homens, é quando alcançarem os 65 anos.

Como conseguir?

Para o MEI ter direito a esse benefício, ele depende de uma longa contribuição à Previdência Social.

Como funciona o INSS para MEI?

O recolhimento do INSS é feito por meio da guia DAS, que deve ser gerada no Portal do Empreendedor. A alíquota está fixada em 5% do salário-mínimo, muito vantajosa se comparada às demais categorias de segurados do INSS. O vencimento da guia DAS é sempre no dia 20 do mês posterior à emissão da nota fiscal.

É possível aposentar por invalidez?

Podem ocorrer duas situações distintas nos casos de aposentadoria por invalidez. Se a invalidez for decorrente de acidente de trabalho, não existe carência. Caso contrário, deve ser cumprido o prazo de 12 meses de contribuição para ter direito ao benefício.

Quais benefícios estão inclusos?

Auxílio-doença: para o trabalhador que se afasta do trabalho por motivos de doença. Salário maternidade para ter direito ao benefício, com duração média de 120 dias, é preciso cumprir 10 meses de carência. Auxílio-reclusão: é pago à família do MEI enquanto este estiver na prisão, em regime fechado ou semiaberto. Pensão por morte: outro benefício destinado à família do segurado, mas em caso de morte.

Mais existe a possibilidade receber acima do piso?

Se você deseja receber uma aposentadoria maior e nunca foi assalariado, é preciso que pague a taxa extra, e deverá preencher o carnê com o NIT, que é o Número de Inscrição do Trabalhador. O NIT é gerado no momento em que se cadastra como MEI no Portal do Empreendedor. Depois disso, deve ser calculado o quanto vai pagar nesse carnê.

Mais e quem já trabalhou como assalariado antes?

É preciso comprar bloco de pagamento laranja do INSS, a Guia de Previdência Social (GPS). Na hora de pagar o carnê, você deve usar o seu número do PIS (do Programa de Integração Social), todo trabalhador tem esse número exclusivo do PIS dado pela Caixa Econômica Federal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*